A Universidade de São Paulo é uma universidade pública, que integra, inclusive no plano organizativo, a administração pública estadual.

Seus rumos, suas metas e suas decisões estratégicas devem ser não só conhecidas pelos cidadãos – e responsáveis pelo  financiamento da maior receita da Universidade, originada pela quota parte da arrecadação do ICMS do Governo do Estado de São Paulo – como também discutidas no plano do debate público que é indispensável à democracia.

O controle democrático se identifica, portanto, à prestação de contas que a Universidade deve à sociedade civil. Essa premissa da Universidade de São Paulo explica a criação, pioneira dentre as demais universidades estaduais do Governo de São Paulo, de sua Controladoria Geral (CG), por meio da (link para norma). Explica também o processo, em curso, de instituição de um sólido Sistema de Controle Interno (SCI-USP).

E como não existe controle democrático sem cidadãos ativos, participantes e bem-informados, a transparência é condição da boa gestão universitária. Essa é a lógica do Portal da Controladoria. Sua missão é proporcionar o monitoramento constante da sustentabilidade da Universidade, abrindo possibilidades reais de participação social e discussão pública da gestão universitária.

A Controladoria Geral é um órgão do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, que é a instância máxima, colegiada, responsável pela tomada das principais decisões de gestão universitária.

Enquanto órgão do Conselho Universitário, a Controladoria Geral mantém sua independência funcional tanto da gestão reitoral quanto do Sistema de Controle Interno, que está sob sua supervisão.

Nesse modelo de organização, a Controladoria Geral tem a obrigação de reportar ao Conselho Universitário a situação do controle interno da Universidade, com independência e imparcialidade.

Essa interlocução se dá por meio de relatórios anuais, apresentados pela Controladoria Geral ao Conselho Universitário, que têm por objeto o funcionamento do controle interno no exercício do ano recém-encerrado.

Clique aqui para ver as versões integrais dos Relatórios Anuais da Controladoria Geral, já apresentados ao Conselho Universitário.

  • Para conhecer a Equipe da Controladoria clique aqui.
  • Para ver a Galeria de Controladores clique aqui.